QUANDO ULTRAPASSAMOS UM PORTAL E NOS DEPARAMOS COM A LUZ DO AMOR,
AO RETORNAR, NUNCA MAIS SEREMOS OS MESMOS...

sábado, 7 de abril de 2012

ॐ OS RITUAIS DE PASSAGEM E A PSIQUE

Foto "Renovando com Energia"


A arqueologia hoje nos mostra que as antigas culturas celebravam com rituais todas as mudanças que atravessamos em nossa existência. Sim, porque cada mudança é um rito de passagem. Desde o nascimento, a puberdade, a idade adulta e a velhice esqueçemos de celebrar mudanças que as antigas culturas tanto celebravam.

O resultado disso é que na chamada Era Moderna, o homem perdeu seu referencial no Universo e passa por vezes sua existência carregando uma vazio difícil de preencher. Os tituais foram abandonados como "crendices" e "superstições" que não se faziam mais necessários. Deixamos de celebrar o nascer do dia, o por do sol, as estações do ano e todos os ciclos naturais que nos faziam sintar parte integrante do Universo.

No entanto, a nossa psique precisa deles para melhor entender o grande mistério e o sagrado que sempre nos acompanham em nossas vidas.

No Oriente ainda se preservam mais alguns rituais ancestrais e por isso as filosofias lá reinantes são tão diferentes do ocidente.

No Ocidente a espiral da civilização nos levou a uma cultura imediatista que procura todas as respostas em seus laboratórios.

Poucos ritos nos sobraram (o nascimento, o casamento(ou sair de casa), a formatura,a separação ou viuvez , os ritos fúnebres. Por isso talvez o homem se sinta perdido, e às vezes parta para uma atitude auto-destrutiva, por não entender que tudo se processsa em seu tempo devido.

(idéias extraídas do pensamento de Jung)


Abraço de Luz Violeta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário