QUANDO ULTRAPASSAMOS UM PORTAL E NOS DEPARAMOS COM A LUZ DO AMOR,
AO RETORNAR, NUNCA MAIS SEREMOS OS MESMOS...

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

FELIZ ANO NOVO TIBETANO !


Hoje é comemorado o ano novo no TIBET (para o calendário deles , estamos em 2139)
... Antes do dia de ano novo, cada pessoa tem que lidar com todos as coisas pessoais não terminadas, todas as angústias e tristezas.
Portanto, no dia 29 do ano que finda (mais ou menos dia 20 de fevereiro) prepara-se a cerimônia chamada “Gutor” na qual as pessoas limpam e pintam suas casas. Elas vão aos templos e monastérios realizar oferendas e participar das cerimônias religiosas. Muitos rituais são realizados nos templos, todos eles para afastar os demônios (que para os tibetanos são os espíritos que se recusam a evoluir e ingressam na prática do mal). Os monges encenam peças teatrais de doutrinação aos espíritos usando máscaras como símbolo do triunfo do bem sobre o mal.

A noite de ano novo é chamada de Lu Yugpa, e o momento é de soltar tudo o que foi ruim e rezar para que o ano novo traga alegria e melhorias em todos os sentidos.
Um café da manhã especial é preparado para toda a família. Todos se vestem de roupas novas e juntos rezam diante do altar da família. Depois disso a família se espalha pela vizinhança e a hora é de desejar a todos um feliz ano novo: “tashe delek! — que literamente significa “boa fortuna”, algo assim como “feliz natal”, “feliz ano novo” mas que dirigido especificamente para a prosperidade.

A grande lição do ano novo para o tibetano é a lembrança de que a vida é composta de ciclos, mas tudo é temporário, como a nossa passagem pela encarnação, porque todos nascemos e morremos. O ano novo é uma oportunidade para celebrar e apreciar o momento atual do ciclo da vida: abençoá-lo e retirar sabedoria.
Fonte: http://www.joacir.com
Foto: Abel Amaral

Abraço de Luz Violeta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário