QUANDO ULTRAPASSAMOS UM PORTAL E NOS DEPARAMOS COM A LUZ DO AMOR,
AO RETORNAR, NUNCA MAIS SEREMOS OS MESMOS...

sábado, 10 de dezembro de 2011

ॐA MENTE E A MEDITAÇÃO...SIMPLES ASSIM


O que, então, devemos “fazer” com a mente em meditação? Absolutamente nada. Deixá-la como está. Um mestre descreveu a meditação como “a mente suspensa no espaço, em lugar nenhum”.

O ditado é famoso: “Se a mente não é fabricada, aparece espontaneamente imbuída de uma felicidade sublime, assim como a água que se mostra naturalmente transparente e límpida quando não é agitada”. Com freqüência comparo a mente em meditação com um jarro de água barrenta: quanto menos interferência ou agitação tiver, mais as partículas de terra se depositam no fundo, permitindo que a claridade natural da água transpareça. A própria natureza da mente é tal que, se você a deixa em seu estado inalterado e natural, ela encontrará sua verdadeira natureza, que é bem-aventurança e claridade.

Tome cuidado, portanto, para não impor nem cobrar nada à mente. Ao meditar, não deve haver qualquer esforço na direção do controle, nem empenho em ser pacífico. Não seja solene demais nem se sinta como se estivesse tomando parte num ritual especial; deixe de lado até a idéia de que está meditando. Seu corpo e a sua respiração devem ser entregues a si mesmos.

Sogyal Rinpoche em seu luminar O Livro Tibetano do Viver e do Morrer (Editora Palas Athena, São Paulo, 1999)




Eu até hoje não entendo porque tem pessoas que complicam tanto o ato de meditar...
É possível meditar andando, dentro de um ônibus, metrô.
É evidente que a conexão é maior quando voce está só, e dentro do "seu quarto do silêncio".

Meditação é escutar, respirar, se conectar com a  nossa verdadeira essência. 
Quando me auto aplico Reiki, costumo me envolver totalmente nos símbolos e cores, e a sensação é de segurança e paz.
A meditação está muito associada a técnicas orientais.
As técnicas são inúmeras, mas o objetivo é um só: concentrar e contemplar. Quando lavamos a louça com a atenção em cada gesto, com o sentido de plena gratidão pela água, pelo momento em si, estamos  meditando.
Quando fazemos um trabalho manual, pintamos um quadro, onde ficamos totalmente concentrados, numa energia de criação e doação, estamos meditando. Enfim, como disse Sogyal Rinpoche  no texto acima, "meditar é o bem estar da própria natureza da mente"

É isso, simples assim...
Agora, com licença, eu vou para o "meu quarto do silêncio"



Abraço de Luz Violeta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário