QUANDO ULTRAPASSAMOS UM PORTAL E NOS DEPARAMOS COM A LUZ DO AMOR,
AO RETORNAR, NUNCA MAIS SEREMOS OS MESMOS...

segunda-feira, 21 de maio de 2012

SIMBOLOGIA DA ESCADA


A simbologia da escada está profundamente ligada à intermediação entre o Céu e a Terra, à ascensão e à evolução de natureza espiritual. Os seus degraus são as várias etapas a ultrapassar para se atingir o divino, associadas a metais diferentes ou a vários tipos de exercícios espirituais ou a provas de iniciação esotérica.
No Egito, a escada do deus Ra ligava o Céu à Terra segundo o Livro dos Mortos.(In Infopédia)

A escada é o símbolo por excelência da ascensão e da valorização, ligando-se à simbólica da verticalidade. Mas ela indica uma ascensão gradual e uma via de comunicação em sentido duplo entre diferentes níveis. Quando se trata de valor, observou Bachelard, todo progresso é concebido como uma subida; toda elevação se descreve por uma curva que vai de baixo para cima. A verticalidade seria a linha do qualitativo e da elevação; a horizontalidade, a linha do quantitativo e da superfície. A altura seria a dimensão de um ser visto do exterior. Na arte, a escada aparece como o suporte imaginário da ascensão espiritual.
Ela é também o símbolo das permutas e das idas e vindas entre o céu e a terra. (Dicionário de Símbolos Sérgio Biagi Gregório)


Antigamente era comum subir escadas, hoje não existem mais prédios sem elevadores. Outro dia fiquei brava comigo mesma, de ver que a escada rolante de um dos metrôs estava desativada (bem, está certo que eu estava com malas e maleta!)
Mas na verdade habituamos a eliminar as escadas do nosso cotidiano, e muitos pagam um custo até "salgado" pra fazer o exercício de subida e descida (e caminhada) em Academias.
No passado já morei 25 anos no último andar num prédio de 5 andares... e não morri, muito pelo contrário, foram os anos mais vividos, lindos e inesquecíveis da minha vida!
Hoje estou saindo do segundo andar de um prédio com elevador e estou indo para o quarto andar de um prédio sem elevador...
Então... está entendido:
Cada degrau tem seus significados para minha evolução... 


Abraço de Luz Violeta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário